Normas gerais:

O Reitor da Universidade de São Paulo aprovou novo Regimento em 27 de março de 2018, e consequentemente, os Regulamentos da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da USP e do Programa sofrerão alterações. 

Relação de grau de parentesco entre orientador e Membros de Comissões Julgadoras

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Normas de ingresso:

Elaboração do projeto de Tese

Considera-se tese de doutorado o trabalho de investigação científica, supervisionado por orientador que represente contribuição original ao estado da arte do tema tratado.

Seleção e avaliação do projeto de tese

O candidato à pós-graduação para aprovação do projeto de tese deverá submete-lo à Comissão Científica do Instituto do Coração do HCFMUSP (CC), quando a pesquisa for realizada na Instituição, integralmente ou parcialmente, seguindo as instruções disponíveis no link http://www.incor.usp.br/sites/incor2013/index.php/como-submeter-um-projeto-na-comissao-cientifica. A Comissão Cientifica providenciará o envio do projeto para a Coordenação de Pós-Graduação Estrito Senso para avaliação.

O candidato deverá atualizar o Curriculo, na plataforma LATTES no endereço http://lattes.cnpq.br/ .

O candidato será convocado com o seu orientador para reunião com a Comissão Coordenadora do Programa, que após a aprovação devolverá o projeto para a CC para envio a Comissão de Ética para Análise de Projetos de Pesquisa do HCFMUSP-CAPPesq.

A avaliação do candidato com a presença do orientador, é para discussão do projeto de pesquisa com a finalidade de analisar a relevância científica, adequação para o treinamento científico e a viabilidade, sendo de caráter eliminatório. 

Os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos (pacientes) que não pertençam ao Complexo HC-FMUSP, serão primeiramente analisados pela Coordenação de Pós-Graduação, posteriormente, o Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP e o CEP-FMUSP , após cadastro, tomam ciência. Nestes casos, o candidato deverá entregar: 1 via impressa e 1 via para os e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / do projeto de tese com aprovação do CEP local, uma via do CV Lattes e parecer circunstanciado do orientador.

Os projetos de pesquisa que necessitarem de correções e/ou adequações sugeridas pela Comissão Coordenadora do Programa, quando da avaliação do projeto de tese, terão um prazo de 30 dias para as devidas providências. Quando não cumprido este prazo serão devolvidos para a Comissão Científica reiniciando o processo de avaliação.

 

Critérios de Seleção

A Comissão Examinadora avaliará: atividade científica e didática; envolvimento com Instituição de Ensino Superior e Pesquisa; consistência, interesse e inserção do projeto dentro da linha de pesquisa do orientador.

 

Inscrição Edital de Inscrição 2018 
As inscrições são realizadas de forma contínua durante o ano letivo, exclusivamente na Secretaria do Programa. A matrícula somente pode ser realizada dentro do ano de inscrição, conforme Edital.

 

Relação de documentos para inscrição

  1. Fomulário de inscrição;
  2. Cópia legível do Registro Geral (carteira de identidade);  para estrangeiro: cópia legível da Carteira Nacional de Identidade, RNE - Registro Nacional de Estrangeiro;
  3. Cópia legível do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  4. 2 fotos recentes 3x4;
  5. Cópia legível do Diploma de Graduação com registro do MEC (frente e verso). Na falta do diploma, apresentar declaração da instituição de origem, com data recente, constando a data em que ocorreu a colação de grau.
  6. Resultado da Proficiência em Inglês (com validade em 5 anos); aos alunos estrangeiros, além da proficiência em língua inglesa, é exigida também a proficiência em lingua portuguesa, com a apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, CELPE-Brás, em até 24 meses contados a partir do início do curso. (http://portal.inep.gov.br/web/guest/acoes-internacionais);
  7. Comprovante do pagamento de taxa de inscrição; 
  8. Aprovação do projeto de tese, pela Comissão de Ética do Hospital das Clínicas da FMUSP - CAPPesq/HCFMUSP e os projetos desenvolvidos integralmente no Hospital Universitário da USP aprovação da Comissão de Ética em Pesquisa do mencionado Hospital.


Sobre os documentos acima: 

  1. Formulário de dados pessoais e curriculares;
  2. Apesar do registro no Conselho Regional de Medicina, por lei, ser equivalente ao RG, o sistema de banco de dados Fênix, por servir todos os programas da USP, não contempla esse campo;
  3. Documentos pessoais
  4. Não é aceito declaração informando data de colação de grau posterior à inscrição;
  5. Serão aceitos unicamente os seguintes testes de proficiência em inglês:
    Reading Test in English for Candidates for Postgraduate Courses, realizado pela Cultura Inglesa, filial Pinheiros*, exclusivamente para a Faculdade de Medicina da USP. Pontuação mínima para curso de doutorado: 60 pontos. O resultado é fornecido pela secretaria de pós-graduação do programa;
    • Toefl internet-based Test, com pontuação mínima de 61 pontos para o curso de doutorado;
    • Toefl Computer-based Test, com pontuação mínima de 173 pontos para o curso de doutorado;
    • Toefl Paper-based Test, com pontuação mínima de 500 pontos para o curso de doutorado;
    • Não é aceito Toefl Institucional;
    • APT(A) Alumni Proficiency Test, Oral Interview, Translation, realizado pela Associação Alumni exclusivamente para a Faculdade de Medicina da USP, com pontuação mínima de 70 pontos; 
  6. Taxa de inscrição, a ser recolhida via boleto emitido pela Tesouraria da FMUSP, solicitado pela secretaria de pós-graduação do programa onde a inscrição será realizada;


Obs.: Os candidatos com mestrado realizado fora da USP deverão providenciar Aceitação do título de Mestre

CULTURA INGLESA  - 11 - 3032-4888 - No ato da inscrição é necessário levar uma foto 5x7 recente, datada no máximo 2 meses antes da data do exame.

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