Normas de ingresso:

Elaboração do Projeto de Tese

A tese de doutorado deverá ser elaborada sob a supervisão do orientador até a redação final.

Deverá ser uma investigação original, que demonstre a maturidade científica do candidato e contribua com novos conhecimentos para a área.

Quando houver necessidade de alteração na metodologia do projeto de tese o discente deverá reapresentar na Comissão Científica do InCor do HCFMUSP. As solicitações poderão ser realizadas até 12 meses antes do prazo de inscrição no Exame de Qualificação, e quando da aprovação da CAPPesq entregar uma cópia na secretaria da Coordenação Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Seleção e avaliação do projeto de tese

O candidato à pós-graduação para aprovação do projeto de tese deverá submete-lo à Comissão Científica do Instituto do Coração do HCFMUSP (CC), quando a pesquisa for realizada na Instituição, integralmente ou parcialmente, seguindo as instruções disponíveis no link http://www.incor.usp.br/sites/incor2013/index.php/como-submeter-um-projeto-na-comissao-cientifica. A Comissão Cientifica providenciará o envio do projeto para a Coordenação de Pós-Graduação Estrito Senso para avaliação.

O candidato deverá atualizar o Curriculo, na plataforma LATTES no endereço http://lattes.cnpq.br/ .

O candidato será convocado com o seu orientador para reunião com a Comissão Coordenadora do Programa, que após a aprovação devolverá o projeto para a CC para envio a Comissão de Ética para Análise de Projetos de Pesquisa do HCFMUSP-CAPPesq.

A avaliação do candidato com a presença do orientador, é para discussão do projeto de pesquisa com a finalidade de analisar a relevância científica, adequação para o treinamento científico e a viabilidade, sendo de caráter eliminatório. 

Os projetos de pesquisa que necessitarem de correções e/ou adequações sugeridas pela Comissão Coordenadora do Programa, quando da avaliação do projeto de tese, terão um prazo de 30 dias para as devidas providências. Quando não cumprido este prazo serão devolvidos para a Comissão Científica reiniciando o processo de avaliação.

 

Critérios de Seleção

A Comissão Examinadora avaliará: atividade científica e didática; envolvimento com Instituição de Ensino Superior e Pesquisa; consistência, interesse e inserção do projeto dentro da linha de pesquisa do orientador.

  

Inscrição Edital de Inscrição 2021
As inscrições são realizadas de forma contínua durante o ano letivo, exclusivamente na Secretaria do Programa. A matrícula somente pode ser realizada dentro do ano de inscrição, conforme Edital.

Testes de Proficiência em Ingês:

Serão aceitos unicamente os seguintes testes de proficiência em inglês: Reading Test in English for Candidates for Postgraduate Courses, realizado pela Cultura Inglesa, exclusivamente para a Faculdade de Medicina da USP. Pontuação mínima para o curso de doutorado: 60 pontos; Toefl internet-based Test, com pontuação mínima de 61 pontos para o curso de Doutorado; Toefl Computer-based Test, com pontuação mínima de 173 pontos para o curso de Doutorado; Toefl Paper-based Test, com pontuação mínima de 500 pontos para o curso de Doutorado; IELTS, Cambridge (nível CAE), sendo que o coeficiente de rendimento nestes exames deve ser de, pelo menos, 70% para o doutorado e doutorado direto.
APT(A) Alumni Proficiency Test, Oral Interview, Translation, realizado pela Associação Alumni exclusivamente para a Faculdade de Medicina da USP, com pontuação mínima de 70 pontos;

Exames realizados pela Tese Prime https://teseprime.org/apresentacao.php (TEAP) com a seguinte pontuação: aproveitamento de 70% para doutorado.

Em casos excepcionais, a avaliação da proficiência na Língua Inglesa poderá, a critério da CCP, ser realizada por uma comissão presidida por um orientador pleno do Programa e por mais 2 (duas) pessoas nomeadas pela CCP, com validade de 5 (cinco) anos.

CULTURA INGLESA - 11 - 3032-4888 - No ato da inscrição é necessário levar uma foto 5x7 recente, datada no máximo 2 meses antes da data do exame. 


Matrícula alunos ingressantes e alunos especiais

A matrícula somente pode ser realizada dentro do ano de inscrição, conforme Edital de Inscrição.

Documentos para matrícula: FORMULÁRIOS

Os alunos ingressantes não são usuários do Sistema JanusWeb, suas matrículas devem ser feitas através de formulário, assinados e entregues no mesmo local de inscrição ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os emails gerados pelo sistema Janus da Pós-Graduação da universidade só serão enviados para endereços no domínio USP, ou seja, com final 'usp.br'. Serão aceitos tanto endereços do tipo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .  Para criar o e-mail de domínio USP acessar  https://id.usp.br/ e criar a senha única.  Após, acessar o link https://uspdigital.usp.br/janus/comum/entrada.jsf colocar nº usuário (janus) e  senha, fazer a alteração de e-mail, automaticamente, o e-mail  será alterado no Sistema Janus. Esta medida tem como objetivo a segurança e confiabilidade dos sistemas institucionais, evitando a perda de mensagens importantes devido a problemas de comunicação e à filtros de SPAM existentes em vários provedores comerciais.

O cumprimento de Nova Matrícula,  Artigo 50 do Regimento da Pós-Graduação da USP, é obrigatório no ato da matrícula inicial.

Aluno sem vínculo ao programa de pós-graduação ou de outras Unidades de Ensino Superior para realizar matrícula em disciplina como aluno especial deverão preencher formulário e colher assinatura do responsável pela disciplina e efetuar a inscrição e pagamento no Serviço de Pós-Graduação da FMUSP, Rua Teodoro Sampaio, 115, 1º andar.

Os créditos realizados como aluno especial deverá ser solicitado o aproveitamento no ato da matrícula.

ATENÇÃO: ENTRAR EM CONTATO COM A SECRETARIA DO PROGRAMA ANTES DO INÍCIO DA DISCIPLINA, PARA CONFIRMAÇÃO DE DATA, HORÁRIO E LOCAL.

 

Matrícula de alunos regulares

O período de matrícula de alunos regulares, que não estão com matrícula trancada, compreende 3 etapas consecutivas, recomendando-se que os alunos consultem previamente o orientador sobre a escolha das disciplinas:

  • Pré-matrícula do aluno: período para os alunos efetuarem suas pré-matrículas em disciplinas ou sua matrícula de acompanhamento, sendo a matrícula de acompanhamento obrigatória para o aluno que não se matricular em nenhuma disciplina. Toda ação confirmada pelo aluno, neste Sistema, gera um e-mail a si próprio como comprovante da ação executada;
  • Aval do orientador: período para os orientadores avalizarem as pré-matrículas em disciplinas e aceitarem as matrículas de acompanhamento de seus orientandos. A pré-matrícula em disciplina ou solicitação de matrícula de acompanhamento não apreciada pelo respectivo orientador, neste prazo, será automaticamente aceita;
  • Deferimento do ministrante: período para os ministrantes de disciplina deferirem as pré-matrículas avalizadas pelos orientadores. A pré-matrícula, avalizada pelo orientador, que não receber manifestação do ministrante da disciplina será automaticamente aceita.

 

1. Entrar em  https://uspdigital.usp.br/janus/comum/entrada.jsf

Verificar as Disciplinas Oferecidas no Período
Clicar em "Disciplinas Oferecidas" -> "Listar disciplinas oferecidas por área de concentração" -> "Faculdade de Medicina"  "Escolher o Programa Desejado"

2. Para cancelamento de matrícula em disciplina:
Acessar https://uspdigital.usp.br/janus/componente/autenticar.jsf
"Acesso Restrito"
Digitar o nº USP (nome do usuário) e  senha
Clicar em cancelamento de matrícula e escolher a disciplina a ser cancelada.
Para que o cancelamento seja efetivado, é necessária a concordância do orientador até a data limite.

 

Acesso ao Virtual Private Network (VPN)

O VPN fornece conectividade à rede USP a partir de qualquer computador conectado à internet. Acessar o link: https://www.fm.usp.br/biblioteca/portal/ e seguir as instruções para criar a conexão.